A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Sócrates reafirma aposta nas Renováveis

José Sócrates reafirmou a «aposta clara» do Governo nas energias renováveis. Para o Primeiro-ministro o país viveu, esta quinta-feira, um «momento de viragem» com a inauguração em Viana do Castelo da primeira fábrica de «cluster eólico».

«A partir de hoje, Portugal tem capacidade para produzir aerogeradores, tem um cluster industrial na área da energia eólica e isso faz toda a diferença. Produzimos aqui o que antes importávamos do estrangeiro», afirma o primeiro-ministro.

Para o José Sócrates este «cluster» está a nascer em Viana do Castelo «graças à aposta clara do Governo nas energias renováveis», nomeadamente na energia a partir do vento e da água. O Primeiro-ministro sublinha ainda que «Portugal tem hoje uma imagem determinante ligada às energias renováveis» e que o país quer chegar a 2010 com 45% de energia consumida assegurada por fontes renováveis.

Sócrates reafirma aposta nas renováveis
TVI

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável