A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

APREN aposta na simplificação do licenciamento de novos projectos

Associação defende que é necessário explorar potencial que país oferece nas fontes renováveis
A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) considera que é necessário simplificar o licenciamento de projectos novos. A conclusão surge após um seminário sobre o licenciamento de Renováveis, que a associação organizou no final de Novembro e em que realçou a «importância dos sistemas de produção de electricidade a partir de fontes renováveis».
No encontro foi lembrado que, «para explorar o potencial que o nosso país oferece nas fontes renováveis devem existir novas oportunidades de implementação de projectos», refere a APREN em comunicado.

Nesta sessão foram ainda apresentadas ideias para agilizar e tornar mais eficiente os referidos licenciamentos. Foi recordado que esta questão resolve-se, muitas vezes, «através de alterações de procedimentos, quer da parte dos promotores e seus consultores, quer também por parte das diferentes entidades oficiais envolvidas no licenciamento e que só em situações muito específicas é que deve ser necessária nova legislação», acrescentam.

Com o objectivo de contribuir para agilização e simplificação dos processos de licenciamento, no decorrer deste Seminário promovido pela APREN foram feitas diversas recomendações pelos oradores para projectos de Energias Renováveis tanto em termos de Licenciamento Eléctrico, do Licenciamento Ambiental, Ordenamento do Território e Licenciamento Municipal.
A APREN sugere também a criação e organização de uma base de dados contendo elementos recolhidos nos estudos e campanhas de monitorização nas dezenas de projectos de energias renováveis relativos à biodiversidade e património.
AgênciaFinanceira

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável