A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Comissão Europeia afirma que energia nuclear não é renovável

A Comissão Europeia afirmou hoje que a energia nuclear não é renovável, dentro do debate gerado perante as propostas de combate à mudança climática que serão aprovadas na próxima quarta-feira."Acho que está claro que a energia nuclear não é uma fonte renovável", afirmou o porta-voz europeu de Energia, Ferrán Tarradellas, após a apresentação de um vídeo que explica quais são as energias renováveis (solar, eólica, hidráulica e biomassa).
O vídeo, de quase quatro minutos de duração e postado no site Youtube, faz parte do pacote de medidas que a CE aprovará na quarta-feira, 23, para lutar contra a mudança climática.
Nesse dia, a CE apresentará suas propostas concretas para que os 27 países da UE cumpram seus compromissos de reduzir as emissões de CO2 em 20% para 2020, em relação aos níveis do início dos anos 90.
Além disso, a UE se comprometeu a fazer com que 20% do consumo energético comunitário proceda de energias renováveis (contra o 8,5% de 2005) até 2020, e que 10% da gasolina e do diesel sejam substituídos por biocombustíveis.
A Comissão deve apresentar objectivos concretos por países e anos, em uma série de propostas que geraram oposição e críticas de países-membros, grupos ambientalistas e associações empresariais após o vazamento de algumas minutas.

Fonte: Agência EFE

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável