A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Energia eólica bate recorde de produção de electricidade em Dezembro

Nos dias 19 e 20 de Dezembro, os parques eólicos contribuíram com mais de 20 por cento para satisfazer as necessidades de consumo nacional, batendo recordes de produção, revelou hoje a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis.
Nos dias 19 e 20 de Dezembro, os parques eólicos contribuíram com 20,6 e 20,9 por cento, respectivamente. A 18 de Dezembro, dia em que se registou o máximo nacional de consumo eléctrico de 183,7 Gw, a contribuição eólica foi de 13,3 por cento.
Segundo diz a APREN em comunicado, “em termos médios, durante todo o ano de 2007, em cada hora de electricidade consumida em Portugal, cinco minutos tiveram origem em parques eólicos”.
Estes números revelam que “a energia eólica nacional está a contribuir de forma significativa para a nossa independência energética na vertente eléctrica, sem causar danos para o ambiente”, escreve a associação.
Fonte: PUBLICO.PT

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável