A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Açores: Um terço da energia proveio de fontes renováveis

Cerca de um terço da energia produzida nas ilhas açorianas, em 2007, proveio de fontes renováveis, com destaque para a geotérmica, anunciou hoje a empresa de Electricidade dos Açores (EDA).
No último ano, as energias não poluentes representaram 27,9 por cento da produção total da eléctrica açoriana, face aos 16,6 por cento registados em 2006.
A energia geotérmica representou 22,1 por cento do total de produção da EDA, enquanto que a hídrica e a eólica, no seu conjunto, atingiram 5,8 por cento.
A mesma fonte explicou que este crescimento se deve aos investimentos que têm sido realizados para desenvolver a geotermia (calor do interior da terra), como é o caso da nova central do Pico Vermelho, inaugurada em Outubro de 2006, na ilha de São Miguel.
A produção de energia geotérmica obtida a partir do calor da terra cresceu, no último ano, no arquipélago 111,7 por cento, representando já 22,1 por cento da produção da empresa, acrescentou.
São Miguel é, actualmente, a única das nove ilhas açorianas onde há aproveitamento deste tipo de energia renovável, embora estejam a decorrer estudos para arrancar com a geotermia na ilha Terceira.
No último ano, o consumo de energia eléctrica nos Açores aumentou 3,6 por cento comparativamente com 2006, atingindo 728.265 Megawatts, indicou a mesma fonte.
Cerca de 44,2 por cento do total consumido, diz respeito ao comércio e serviços, 34,1 por cento ao uso doméstico e os restantes 17,2 por cento à indústria.
Fonte: Diário Digital / Lusa

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável