A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Energias alternativas dinamizam negócios

Economizadores de água, mini-aerogeradores, painéis fotovoltaicos são apenas alguns dos equipamentos patentes no Salão das Energias Renováveis e do Meio Ambiente (SERMA) que ontem abriu portas no Centro de Dinamização Empresarial de Vila Verde, em Soutelo.O vice-presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Mário Santos, lembra que são “energias limpas e disponíveis, que constituem “alternativas válidas à actual dependência de recursos como o carvão e o petróleo”.
O SERMA mostra também a forte dinâmica empresarial relacionada com as energias renováveis.Ao todo, 15 expositores mostram o que há no mercado para poupar e captar a energia que a natureza oferece.Mário Santos afirmou que os empresários devem aproveitar momentos de menor dinâmica económica para relançarem os seus negócios, explicando que estes soluções especializados pretendem fomentar a inovação e o empreendedorismo.
O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Zamith Rosas, que marcou presença na abertura do certame, apelou ao papel de todos para inverter a dependência energética (de que Portugal é exemplo em relação ao exterior) “rentabilizando recursos naturais de que dispomos”.Zamith Rosas defende que “é necessário democratizar o acesso às energias renováveis”, o que passa por iniciativas como o SERMA.
É preciso “que as pessoas percebam que estes equipamentos funcionam” e que “os investimentos são amortizados pela poupança que proporcionam” apontou o vereador.
O certame decorre até domingo.
Fonte: Correio do Minho

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável