A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

ENERGIAS RENOVÁVEIS - Privados podem ceder energia à rede eléctrica

"A partir de agora os pequenos produtores privados podem disponibilizar parte do seu excesso de produção à rede pública de eléctrica", afirmou Vasco Cordeiro, para quem esta medida vai incentivar uma diminuição os custos relacionados com a importação de combustíveis fósseis para o arquipélago.
O PROENERGIA prevê, ainda, incentivos à auto-produção de energia "amiga do ambiente", concedendo aos privados apoios à aquisição de painéis solares, entre outros equipamentos, até 35 por cento do investimento efectuado.
Segundo disse, as alterações introduzidas vão permitir reforçar a integração dos Açores no processo de cumprimento do Protocolo de Quioto e das metas de redução de gases causadores do efeito de estufa.
"Os Açores têm uma posição bastante positiva no que diz respeito ao cumprimento dos objectivos definidos pela União Europeia em matéria de energias renováveis", disse o governante.
Fonte: auniao.com

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável