A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Energia Eólica

Uma turbina eólica é movida pelo vento. Desde a antiguidade que muitos povos aproveitam esta forma de energia para as mais diversas finalidades. A conversão da energia do vento em energia eléctrica faz-se com ventos superiores a 3m/s (11 km/h) quando a turbina começa a girar e a força do vento se transforma em força mecânica que acciona o gerador eléctrico.
Após tratamento, a energia produzida encontra-se pronta a ser utilizada (consumida) ou entregue à rede eléctrica (venda) Numa aplicação residencial ou empresarial o fornecimento pode ter origem simultaneamente na turbina e na rede eléctrica Nacional.
Se o vento possuir uma velocidade inferior a 3m/s (11 km/h) não haverá produção de energia eléctrica pela turbina sendo por isso toda a electricidade consumida comprada à empresa eléctrica.
À medida que a velocidade do vento aumenta a produção de energia eléctrica sobe e a quantidade de electricidade comprada à rede eléctrica vai diminuindo na mesma proporção. Quando a turbina produz mais do que as necessidades da casa o excedente é injectado na rede e vendido à empresa eléctrica.Clique na imagem para ver em grande.Legenda: “Grid Connected” - funcionamento de um sistema micro-eólico com ligação à rede eléctrica.
Potencial Eólico
É do senso comum Portugal ser um país "ventoso" , contudo existem zonas onde a intensidade de vento é maior. é o caso das zonas próximas da costa e das zonas montanhosas, como se pode observar na ilustração.Devido ao facto de a população e as zonas urbanas se situa r no litoral entre Setúbal e Braga , também aí são maiores as necessidades energéticas do País. Este é um cenário particularmente favorável para soluções tecnológicas de aproveitamento da energia eólica.
Nos mapas pode-se aferir quais as regiões com maior intensidade de vento sendo as cores verde, amarelo e laranja as que mais vento têm: O INETI desenvolveu uma ferramenta para permitir encontrar locais com velocidades de vento adequadas ao aproveitamento eólico. O "Atlas do Vento" permite estimar a velocidade do vento numa determinada coordenada do território de Portugal continental.

Em alternativa poderá obter dados de velocidade do vento no site do INETI a base de dados Eolos (http://www.ineti.pt/projectos/projectos_frameset.aspx?id=299) ou através de informação nos sites www.windfinder.com ou meteo.ist.utl.pt/index-mapa.html
O programa Atlas Eólico produzido pelo INETI permite estimar a velocidade média do vento introduzindo as coordenadas do local. Para mais informações de como adquirir consultar o site do INETI.
Por forma a maximizar a produção de energia as turbinas eólicas deverão ser colocadas em jardins ou terrenos sem obstáculos.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável