A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

SolTerm 5

Análise de Desempenho de Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos

O SolTerm é um programa de análise de desempenho de sistemas solares elaborado pelo Laboratório de Estado português na área da Energia, e especialmente concebido para as condições climáticas e técnicas de Portugal.
O SolTerm contém uma climatologia para os 308 Concelhos de Portugal, a nível horário, e bancos de dados modulares de componentes, permitindo simular a operação da grande maioria das configurações de sistemas solares, explorar as vertentes económica e de benefícios ambientais, e assim fazer o prédimensionamento e conduzir ao adequado dimensionamento de sistemas solares.
O SolTerm é pois indicado para apoiar e substanciar:
- Estudos de Viabilidade de Aplicação de Energia Solar
- Optimização de Componentes e Sistemas
- Pré-dimensionamento e Dimensionamento de Sistemas
- Elaboração de Cadernos de Encargos
- Apreciação de Propostas em Concursos Públicos
- Avaliação Objectiva e Independente de Projectos
- Educação e Sensibilização em Energia e Sustentabilidade

O SolTerm é ainda o software a ser utilizado na contabilização da contribuição de sistemas de energias renováveis para o balanço energético de edifícios, no contexto do Sistema de Certificação de Edifícios, Decretos-Lei 78, 79 e 80/2006, de 4 de Abril, com o qual a versão 5 foi especificamente compatibilizada.

O SolTerm representa assim uma ferramenta indicada para um amplo e variado grupo de profissionais e outros interessados em Energia Solar, donde se destacam:
- Fabricantes
- Projectistas e Instaladores de sistemas
- Agências de Energia
- Câmaras Municipais
- Administração Central (e em geral todos os actores do Sistema de Certificação de Edifícios)
- Entidades ligadas a actividades de Ensino, Investigação e Sensibilização Ambiental
- Particulares e Empresas que procuram uma apreciação objectiva e independente das potencialidades da aplicação de energia solar em casos concretos e das propostas e projectos que lhes são apresentados.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável