A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Açores terra de oportunidades para investir

Em pleno Atlântico, entre a América do Norte e a Europa, os Açores são a região do País que maior crescimento económico tem registado nos últimos anos. Nunca antes o arquipélago atraiu tantos turistas e novos investimentos. O ritmo de crescimento económico promete intensificar-se com o reforço das verbas atribuídas pela Comissão Europeia, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Entre 2007 e 2013, os Açores poderão usufruir de 1532 milhões de euros de financiamento comunitário, o que representa um aumento de 25,4 por cento em relação ao III Quadro Comunitário de Apoio. Os maiores investimentos serão realizados na gestão dos resíduos e dos recursos hídricos, no ordenamento do território e na conservação da natureza, dando primazia à iniciativa privada. No caso do Fundo de Coesão, no que diz respeito ao ambiente, salienta-se o financiamento da requalificação das lagoas e o reforço da utilização de energias renováveis.
Os investimentos, públicos e privados, previstos para os Açores são de 190 milhões de euros no abastecimento de água e saneamento de águas residuais, 80 milhões de euros na gestão de resíduos, 20 milhões de euros na conservação da natureza e da biodiversidade, 25 milhões de euros no ordenamento do território e 118 milhões de euros nas energias renováveis.

Apostando num esforço constante de protecção do património natural das nove ilhas, o Governo Regional dos Açores pretende projectar e afirmar os Açores, na Europa e no Mundo, como uma região amiga do ambiente. Os projectos do Governo, bem como de diversas empresas nacionais, poderão ser conhecidos na Ambitech Açores 2008 – Expoconferência. O evento decorrerá nos dias 9, 10 e 11 de Julho, em Ponta Delgada.
Fonte: Portal Ambiente Online

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável