A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Brasil se reafirma como produtor sustentável de energia

Depois de quatro dias de debate sobre alternativas de produção energética, o Fórum Global de Energias Renováveis terminou hoje (21) com a conclusão de que é possível encontrar saídas para que os países se desenvolvam sem comprometer a sustentabilidade do planeta.
Mais de mil pessoas de 50 países estiveram em Foz do Iguaçu para tratar da produção de biocombustíveis, energias solar e eólica, hidrelétricas e biomassa. Para o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek destacou o papel do Brasil neste cenário.
- Nosso país é o maior exemplo do mundo na produção de energia elétrica renovável. Ao todo, 91% da nossa energia elétrica consumida no Brasil em 2006 veio de energia renovável. Agora temos a biomassa, isso para o planeta é uma bênção - avaliou.
No encerramento do encontro, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Kandeh Yumkella, destacou o papel do Brasil na discussão das fontes renováveis de energia e lembrou a importância da troca de experiência entre os países.
O diretor de tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira, disse que o fórum atingiu os principais objetivos, com a reafirmação do Brasil junto à comunidade internacional, a obtenção de uma visão global dos benefícios das energias renováveis e dos obstáculos, além da criação de oportunidades comerciais entre entidades do mundo todo.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável