A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

PLANTAS COM ENERGIA

Portugal aposta em plantas energéticas não alimentares
No Alentejo, entre Beja e Cuba, dois gestores portugueses dedicam-se ao cultivo de cardos. De cada hectare pode resultar entre 15 a 20 toneladas de biomassa, que será usada na produção de energia eléctrica. O grão do cardo também pode servir para extrair óleo para a produção de biodiesel. A «jatropha curcas» é outra das plantas cujo cultivo está em expansão no Alentejo, devido ao elevado teor de óleo com o dobro do rendimento da soja. A colza, planta da família da couve e dos nabos, já está na fase de produção industrial no Ladoeiro, pero de Idanha-a-Nova. 40% do seu teor são aproveitados para óleo, sendo os restantes 60% utilizados em farinhas para rações animais.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável