A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

PLANTAS ENERGÉTICAS não Alimentares (1)

JATROPHA CURCAS

Também é conhecida pelos nomes de pinhão manso ou erva purgueira. É uma planta tropical ainda em fase de adaptação ao clima português. Apresenta um elevado teor de óleo com o dobro do rendimento da soja. No século XIX a iluminação pública de Lisboa era feita com recurso ao óleo de jatropha vindo de Cabo verde. Actualmente o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de jatropha, planta que apresenta como principais vantagens o crescimento rápido, a vida longa e a fácil propagação. Não requer terrenos férteis, pelo que não concorre com as culturas alimentares.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável