A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

PowerUp - IBM Lança Jogo Virtual sobre Energias Renováveis

No âmbito das actividades do Dia Mundial do Ambiente, a IBM Portugal apresenta o PowerUp, um jogo onde ecologia e mundos virtuais se combinam para salvar o planeta.
Disponível para download gratuito em www.powerupthegame.com , este jogo "verde" dirige-se aos mais novos, mas também aos pais e educadores, no sentido de uma sensibilização ambiental abrangente.
No ambiente virtual o objectivo é salvar o planeta "Hélios" de um desastre ambiental, tendo o utilizador a missão de cumprir os desafios relacionados com a energia solar, eólica e hidráulica. As energias renováveis são assim o centro do Power Up que desafia a construção de torres solares ou a reparação de turbinas eólicas, mesmo contra adversidades como cheias ou tempestades de areia.
Os utilizadores podem jogar sozinhos ou em conjunto, através de um chat virtual que permite a interacção durante as missões. O jogo permite ainda interagir com personagens retratadas em engenheiros de várias áreas que, baseados na sua experiência profissional, dão aos jogadores orientações para que eles atinjam os objectivos.
O PowerUp foi desenvolvido durante cerca de um ano e meio por uma equipa de colaboradores IBM que aliou conhecimentos sobre mundos virtuais e 3D. Foram conselheiros da IBM na pesquisa e no desenvolvimento deste jogo cerca de 200 adolescentes entre os 12 e os 16 anos. PowerUp é uma excelente forma de demonstrar que a tecnologia 3D aplicada aos jogos pode ser utilizada para ensinar e sensibilizar os jovens sobre as potencialidades das engenharias, ciências, matemáticas e tecnologias na resolução de problemas, afirmou Paula Baker, Vice Presidente da IBM Global Community Initiatives. O desenvolvimento deste jogo revela assim a preocupação da IBM em potenciar a tecnologia enquanto fonte de aprendizagem, imprimindo-lhe inovação. O Power Up disponibiliza ainda materiais que podem ser utilizados em ambiente escolar.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável