A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Carros com emissão zero à venda dentro de três anos

Os primeiros carros com níveis de emissão zero, da Nissan/Renault, vão estar à venda dentro de três anos, sendo o protocolo com vista a este projecto assinado esta quarta-feira. Os ambientalistas lembram que esta é uma solução caso a electricidade usada venha de fontes renováveis.
O grupo Nissan/Renault promete vender dentro de três anos, em Portugal, os primeiros automóveis com níveis de emissão zero, com o Governo a comprometer-se na construção de uma rede de abastecimento e de troca de baterias.
«Prevê-se que suceda entre 2010 e 2012 que o país esteja preparado para adoptar em mais larga escala veículos que não vão consumir gasolina e que portanto têm efeitos ambientais muito positivos», explicou o ministro da Economia.
Em declarações à TSF, Manuel Pinho adiantou ainda que o protocolo que vai ser assinado esta quarta-feira neste sentido poderá trazer boas notícias para a indústria portuguesa de componentes.
«Se seguirmos um processo virtuoso no que diz respeito aos carros eléctricos estaremos melhor posicionados para nos candidatarmos à produção de alguns componentes que são necessários para a construção destes carros», explicou.
Manuel Pinho assegurou ainda que o «Governo vai tentar criar todas as condições para que a produção de componentes para esta indústria seja uma realidade».
Portugal vai assim tornar-se num dos primeiros países a receber estes veículos eléctricos, movidos a baterias de iões de lítio e construídos a partir do zero, a seguir a Israel e à Dinamarca.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável