A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Renováveis - Estatísticas Rápidas de Maio 2008

O total da potência instalada renovável atingiu 7 737 MW, no final de Maio de 2008.
O aumento de potência, relativamente a Abril, verificou-se na potência instalada eólica e fotovoltaica.

A produção total de energia eléctrica, a partir de FER, continua a decrescer, no período de Janeiro a Maio de 2008, relativamente a igual período de 2007, devido ao comportamento da sua componente hídrica. No entanto, nos dois últimos meses deste período, a produção hídrica foi 8% superior à verificada nos meses homólogos do ano anterior.
A produção eólica, de Janeiro a Maio de 2008, cresceu 47% relativamente a igual período de 2007. Em Maio a produção foi 4% superior à registada no mês homólogo do ano anterior, verificando-se um decréscimo acentuado da produção em Maio, contrariando a sazonalidade.
Renováveis - Estatísticas Rápidas - Maio 2008 (Ficheiro PDF, 210 kb)

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável