A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

ABU DHABI QUER SER A MECA DAS RENOVÁVEIS

Para não perder o posto de um dos principais fornecedores de energia do mundo, os Emirados Árabes Unidos - região repleta de petróleo - prometem investir bilhões de petrodólares em novas tecnologias que substituam os combustíveis fósseis. A intenção do país, que tem como capital Abu Dhabi (o mais rico dos sete Emirados), é não ficar à mercê das variações nos preços do petróleo, que é a base da sua economia, e tão pouco correr o risco de ver suas reservas se esgotarem.
Para provar o potencial do país nas energias renováveis o país realiza, desde o ano passado, a maior feira sobre energias alternativas do mundo, a World Future Energy Summit (que teve sua segunda edição iniciada ontem). O evento reúne empresas de todos os tamanhos e dos mais diversos países. Os expositores árabes, por sua vez, salientam o potencial do país e ecoam: "Aqui há muitos jovens, os impostos são baixos e a mão-de-obra é barata (principalmente porque atraímos muitos estrangeiros como indianos e kenianos), nossos recursos naturais são imensos e temos capital para investir", afirmam.

A Masdar City, cidade que está sendo financiada pela estatal Abu Dhabi Future Energy Company, é o melhor exemplo de um investimento agressivo em renováveis. Trata-se de uma cidade futurística, que está sendo construída em Abu Dhabi, e totalmente projectada para não emitir gases que provocam o efeito estufa. Ao circular pela World Future Energy Summit, os visitantes podem conhecer inúmeros projectos que estão sendo aplicados na nova cidade. Automóveis eléctricos, placas fotovoltaicas mais eficientes e até cimento ecologicamente correcto estão expostos. "Projetamos um carro híbridos justamente para andar nas ruas da Masdar City, que terão apenas três metros de largura", conta Rein Kielstia, diretor da 2GetThere, empresa contratada pela estatal de Abu Dhabi para desenvolver o projeto. O carro, com cerca de dois metros de comprimento e um de largura não possui direcção. "Temos um pequeno painel dentro do veículo do qual basta você digitar o seu destino e ele te leva", conta Kielstia. Dentro do carro há dois bancos, um de frente para o outro, em cada um deles cabem três pessoas. "Três sentam em um banco e três no outro, sem se preocuparem com o trânsito ou o caminho, as pessoas podem ir conversando tranquilamente", descreve o responsável pelo projecto.
Masdar City
A Masdar City é fruto de uma inovadora cooperação internacional e tem por objectivo criar uma cidade perto de Abu Dhabi com uma área de 6 quilômetros quadrados para uma população de 50 mil habitantes, livre de emissões de carbono e sem recurso ao petróleo. As principais fontes de energia são a solar e a eólica, em casas projectados com uma proximidade tal que permitam criar sombras uns sobre os outros como forma de diminuir o impacto das altas temperaturas que o deserto à volta produz.
FONTE: Gazeta Mercantil

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável