A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

CHINESES CONSTRUIRÃO USINA SOLAR COM 30 MW

As duas empresas chinesas China Technology Group Corp. e a empresa privada New Energy Group anunciaram planos de construir uma usina solar com capacidade de 30 MW no noroeste da China que poderá, um dia, tornar-se a maior construção fotovoltaica do mundo. Ambas as companhias irão iniciar a construção da estação solar na base de Qaidam com um investimento inicial de US$ 150 milhões.
A usina deverá gerar 1 GWh, porém as empresas não estabeleceram um prazo para o término do projecto. A China Techonology Group Corp declarou que o governo chinês estabeleceu Qaidam como uma Zona Económica Especial Experimental em 2005 para projectos de energias renováveis. A zona abrange uma área de 256 mil quilómetros quadrados, um vasto deserto onde a usina será instalada. "O ambicioso plano de construir uma usina solar com uma escala dessa representa um passo significativo para nossa província. Isso também reflecte o compromisso assumido por nosso governo para responder aos desafios colocados pelas alterações climáticas e energias renováveis com confiança.", disse Luo Yulin, vice-governador de Qaidam.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável