A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

EDP RENOVÁVEIS CUMPRIU OBJECTIVO PARA 2008

A EDP Renováveis, empresa de energias renováveis do grupo EDP - Energias de Portugal (que controla a EDP Energias do Brasil) fechou o ano 2008 com 1.413 megawatts (MW) de nova capacidade instalada. "Ao atingir o seu objectivo anual, a empresa demonstra a sua credibilidade para cumprir os objectivos anuais a que se propõe. A EDP Renováveis começa assim 2009 com um portfolio superior a 5.000 MW em operação", informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Durante 2008, a EDP Renováveis aumentou a sua capacidade instalada na Europa em 744 MW e nos Estados Unidos da América (EUA) em 669 MW. Na Europa, ao longo do quarto trimestre, a EDP Renováveis instalou 348 MW em Espanha, 36 MW em Portugal sendo os restantes 88 MW no resto da Europa. Por ser um novo mercado, a empresa destaca os 47 MW instalados na Bélgica.
Já nos EUA, a EDP Renováveis instalou no último trimestre do ano passado 426 MW. Foram concluídos os parques eólicos de Meridian Way (201 MW), Pionner Prairie I (21 MW) e Rattlesnake (103 MW) e foram parcialmente instalados os parques de Pionner Prairie II (94 MW de um total de 102 MW) e de Wheatfield (6 MW de 97 MW), informou a EDP Renováveis num documento com os dados operacionais provisórios de 2008.
No ano passado a electricidade produzida pela EDP Renováveis subiu 78%, para 7.804 gigawatts/hora (GWh). Em Portugal, o maior mercado do grupo na Europa, o aumento foi de 40%. Em Espanha a EDP Renováveis registou uma subida de 28% da electricidade produzida e no resto da Europa cresceu 100%, ou seja, duplicou. Nos EUA, o maior mercado da EDP Renováveis, por via da Horizon, a produção de electricidade subiu 167%, para 3.907 GWh, dando ao mercado norte-americano mais peso que toda a produção na Europa (3.898 GWh).

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável