A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

Novo secretário da Energia dos EUA vê oportunidade no "carvão limpo"

Steven Chu, a escolha de Barack Obama para secretário da Energia, afirmou que os Estados Unidos têm a "oportunidade" de desenvolver tecnologias que queimarão carvão com menos emissões de gases com efeito de estufa."
Sinto que se trata não apenas de uma oportunidade. Os EUA, com a sua excelente liderança tecnológica, deveriam aproveitar a ocasião para desenvolverem esta área", afirmou Chu, citado pela Bloomberg.
Num discurso feito em 2007, Chu disse que o contínuo uso de carvão era o seu "pior pesadelo". A sua ideia é ajudar a determinar o papel do carvão, numa Administração que pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa – que contribuem para o aquecimento global.
O Departamento norte-americano da Energia tem um orçamento de 24 mil milhões de dólares e conta com 115.000 funcionários. No ano passado, este departamento cancelou um projecto no Illinois para a construção de uma central movida a carvão, sem emissões poluentes, justificando a decisão com a forte subida de custos. A construção da central estava avaliada em 1,8 mil milhões de dólares.
Alguns membros do Congresso têm apelado a um maior investimento governamental em tecnologia capaz de sequestrar e armazenar o dióxido de carbono libertado da queima do carvão.
Obama quer duplicar o uso de energias renováveis nos próximos três anos, meta que o CEO da Exxon Mobil, Rex Tillerson, considera bastante “desafiante”, atendendo aos condicionalismos a nível de tecnologia e fabrico.
Steven Chu foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1997, devido ao seu trabalho com lasers.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável