A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

EDP Renováveis terá atingido lucros de 90,8 milhões em 2008

O resultado líquido da EDP Renováveis, no quarto trimestre de 2008, terá ascendido a 31,8 milhões de euros, suportado pelo grande aumento da capacidade instalada e elevados load factors , segundo a média das estimativas de nove analistas consultados pela Reuters, que aponta para lucros de 90,8 milhões em 2008.
O resultado líquido da EDP Renováveis, no quarto trimestre de 2008, terá ascendido a 31,8 milhões de euros, suportado pelo grande aumento da capacidade instalada e elevados “load factors”, segundo a média das estimativas de nove analistas consultados pela Reuters, que aponta para lucros de 90,8 milhões em 2008.
O EBITDA da empresa ter-se-á fixado em 134 milhões de euros nos últimos três meses do ano passado. Os analistas lembram que não há um comparativo com os valores do quarto trimestre de 2007, uma vez que a EDP Renováveis só se autonomizou da EDP-Energias de Portugal após um IPO realizado em Junho de 2008.
A média das estimativas dos analistas para o cômputo do ano de 2008 aponta para um lucro de 90,8 milhões de euros e um EBITDA de 440,9 milhões de euros contra, respectivamente, 3,9 milhões de euros e 229,6 milhões de euros em 2007. "
A EDP Renováveis viveu um dos trimestres mais ventosos do ano no quarto trimestre, com os 'load factors' a atingirem 40% nos EUA e 28% na Europa. Além das excelentes condições de vento, a maioria do reforço de capacidade ocorreu neste trimestre", afirma José Fernandez, numa nota do BNP Paribas.
A EDPR anunciou, no final de Janeiro, que a produção de electricidade através de energia eólica subiu 78% para 7.804 giga watts (GW) em 2008.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável