A utilização de tecnologias no âmbito das Energias Limpas, ou seja eficiência energética e energias renováveis tem crescido enormemente nas últimas décadas.
Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão agora disponíveis no mercado, representando alternativas economicamente viáveis aos sistemas baseados na utilização de combustíveis fósseis com todos os problemas associados, nomeadamente no que concerne à emissão de gases com efeito de estufa.

A Máfia atacou as eólicas da Sicília e apanhou a Martifer de surpresa

A Cosa Nostra infiltrou-se nas energias renováveis, numa região onde a Martifer, a Enel e a EDF têm investimentos.

Parece um filme sobre Al Capone, sobre a máfia, mas não. É, ao que diz a imprensa italiana, o retrato do sector das energias renováveis no Sul de Itália, a terra natal da Cosa Nostra siciliana e da Camorra napolitana.
É que a máfia siciliana está de novo na ordem do dia. Altos magistrados têm-na debaixo de olho, com a denominada "operação vento" (um furacão mais fraco). Em causa está o processo de licenciamento de novos parques eólicos na região. Segundo rezam as crónicas, uma importante família mafiosa está a oferecer dinheiro e votos às autoridades locais, garantindo em troca licenças de construção para parques eólicos, que mais tarde venderá a companhias italianas e multinacionais.

As últimas NOTÍCIAS sobre Energia Renovável